Tendências tecnologias até 2020
16609
post-template-default,single,single-post,postid-16609,single-format-standard,woocommerce-no-js,ecwd-theme-bridge,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,columns-3,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
 

12 tendências tecnológicas até 2020

12 tendências tecnológicas até 2020

A 11° é impressionante!

A empresa Gartner, líder em pesquisa voltada para o ramo tecnológico, prevê 15 tendências que irão gerar oportunidades de negócio e que mudarão o modo como algumas empresas atuam no mercado e realizam processos cotidianamente.

1. Robôs criarão conteúdo

Robôs criarão conteúdo

Cerca de 20% do conteúdo criado por empresas, como relatórios de acionistas, documentos jurídicos, relatórios de mercado, comunicados de imprensa, relatórios técnicos e resultados anuais será feito por robôs, substituindo a mão-de-obra humana.

2. Informação de todas as coisas

Informação

Tudo na internet produz, utiliza e transmite informação, que muitas vezes em excesso perde seu significado. “Information of Everything” irá ajudar a solucionar esse problema, usando tecnologias de análise de dados mais avançadas.

3. Auxílio para essas “coisas”

A partir do momento em que “Information of Everything” for adquirida nas empresas elas terão de desenvolver métodos para auxiliar tais ferramentas, bem como fazem com pessoas.

4. Autoaprendizagem

autoaprendizagem

Tais máquinas irão possuir uma rede neural mais inteligente, que possibilitará que essas aprendam com o que acontece ao seu redor, evoluindo naturalmente. As empresas deverão saber como utilizar tal inovação.

5. Agentes facilitadores

Tal sistema permitirá que as pessoas produzam cada vez mais, deixando de ter de fazer tarefas básicas, podendo usufruir melhor seu tempo. Exemplos de ferramentas que já estão introduzindo tal sistema são Google Now, Siri e Cortana.

6. Agentes irão manter contato com clientes

Tais assistentes digitais irão ter a capacidade de reconhecer a voz e rosto dos clientes. Terão também a habilidade de conversar, entender contextos e interagir de maneira similar à humana.

7. Comunicação entre dispositivos

imersão do usuário

A previsão é de que as interações entre dispositivos, em geral, tenham sua capacidade de interação aumentada e facilitada drasticamente, criando uma nova rede de dispositivos.

8. Imersão do usuário

imersão

A imersão à essa rede deve ser muito mais profunda, contínua e abrangente. Fazendo com que o usuário viva nessa imersão, gerada pela interação fluída entre canais que mesclam ambientes virtuais, eletrônicos e físicos.

9. A impressão em 3D

Impressão 3D

Tal ação terá um crescimento significante dentro do ambiente empresarial e sua absorção dentro deste ambiente será muito maior. A velocidade de impressão e o leque de produtos que poderão ser feitos aumentará, fazendo com que estas empresas necessitem de adaptações em seus processos.

10. Sistema de segurança moldável

sistema de segurança

O crime digital aumentará drasticamente, principalmente contra edifícios inteligentes, que deverão obter sistemas de segurança adaptáveis, onde se moldarão conforme a invasão detectada.

11. Construção de sistema avançado

construção de sistema avançado

As redes digitais e as máquinas inteligentes exigem uma tecnologia que as modifiquem para o uso nas empresas. Para isso, existem as arquiteturas neuromórficas ultra-eficientes, que se adaptam ao ambiente e aprendem com ele, de acordo com sua necessidade, permitindo, inclusive, a conexão com carros, celulares, casas e até pessoas.

12. Funcionários terão a saúde monitorada

saúde monitorada

A tendência é que os funcionários tenham sua saúde monitorada em tempo real, sendo uma nova condição de trabalho.

Portanto, podemos esperar diversas mudanças em várias áreas tecnológicas que facilitarão o nosso cotidiano proporcionando um aumento da eficiência produtiva operacional e até a substituição de posições, antes ocupadas por humanos, e que agora serão substituídas por Inteligência Artificial.

Logo, para nos mantermos no mercado de trabalho, devemos estar atentos às mudanças, nos adaptarmos a viver ao redor destas tecnologias e aprendermos a utilizá-las. Isso será condicional e não opcional.

Felipe Dominguez

Graduando em ADM – ESPM

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário