
30 ago CONGRESSO DE PESQUISA DO ENSINO – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
COLÉGIO LECTUS PRESENTE NO 6º CONGRESSO DE PESQUISA DO ENSINO – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A Profª Sandra Calhado, de Biologia, participou do 6º Congresso de Pesquisa do Ensino (Conpe) – Educação e Tecnologia: Revisitando a sala de aula, realizado pelo SinproSP, que aconteceu de 17 a 19 de agosto de 2017. O objetivo da professora na participação deste Congresso foi capacitação, atualização e busca de novidades no universo tecnológico e pedagógico para o Colégio Lectus, uma escola aliada aos novos conhecimentos que o mundo tecnológico e informatizado demanda.
A abertura do Congresso foi feita pelo Prof. Dr. António Nóvoa, Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a abordagem da sua conferência foi, “Os professores no futuro presente”. Já o Prof. Dr. Cesar Nunes da Faculdade de Educação da Unicamp debateu o tema “Escola e Sociedade: submissão ou apropriação consciente da tecnologia?”.
O uso dos recursos tecnológicos, do ensino híbrido, da metodologia ativa na sala de aula, aplicada no Colégio Lectus, foram temas recorrentes deste congresso. Também foram abordadas as questões éticas e a responsabilidade no uso das tecnologias de informação, o ensino híbrido proporcionando a integração cada vez maior entre a sala de aula e ambientes virtuais, fundamental para o processo de ensino aprendizagem.
Segundo o Prof. Dr. António Nóvoa, o professor na sociedade contemporânea, passa por três transições: de “transmissor” para “organizador”, de “individual” para “coletivo” e “interior” para “público”, formando uma nova identidade profissional.
Fechamos assim, uma interessante atualização sobre educação e tecnologia.
Uma pesquisa foi feita pela Intel Global Innovation Barometer, com 12 mil pessoas em oito países. A pesquisa registra que, segundo os brasileiros, 77% acreditam que o escolas e professores devem se apoiar mais nessa área para melhorar o sistema educacional — o número é superior à média mundial, que foi de 69%. Tablets, notebooks, redes sociais e softwares específicos para educação são, hoje, as principais formas de se aplicar as inovações tecnológicas em sala de aula.
E você, o que acha?
- A Tecnologia pode transformar a educação?
- Investir em tecnologia ainda é caro para a maioria das escolas. Qual é o papel da indústria e do governo para levar isso para as salas de aula?
- Como você imagina a sala de aula no futuro?
Deixe-nos suas considerações.
Seja o primeiro a comentar