Espaço Catavento - Colégio Lectus

Espaço Catavento

“No dia 6 de maio, nossos alunos do Ensino Fundamental foram conhecer o Espaço Catavento. Esta atividade dá continuação às aulas de ciências e física. Foi muito divertido e eles pediram MAIS! Abaixo, veja a descrição do roteiro que eles fizeram:

1. Submarino
O objetivo da sessão é levar o aluno a refletir sobre o que é pesquisa científica e sobre a importância dela para a preservação do meio ambiente. Tudo isso a bordo de um simulador de submarino de pesquisa interativo onde o aluno é apresentado a conceitos da biologia marinha, oceanografia, sustentabilidade e preservação ambiental. Tudo isso em um clima de aventura e suspense onde os visitantes se tornam pesquisadores.

2. Vida
A seção é dividida em quatro eixos: Biodiversidade, Corpo Humano, Evolução e DNA, e neles é possível encontrar mais de 50 instalações a serem abordadas. Toda a exposição é composta por painéis, televisores, monitores interativos, réplicas de animais em tamanho natural e aumentadas, modelos 3D e reais, como aquários com diversos animais. Há instalações que falam sobre biodiversidade de animais e plantas, uma sala toda voltada para os sistemas do corpo humano e também explicações sobre os olhos, fala, orelha, pele, músculos e ossos. Crânios dos ancestrais humanos e ossos dos braços de diferentes animais apresentam indícios dos estudos do cientista Charles Darwin, ícone quando se trata da evolução. E para completar, um espaço sobre DNA, a estrutura de uma célula, seu núcleo e organelas, os avanços da engenharia genética e como são produzidas as vacinas.

3. Engenho
O Engenho é a seção do museu que busca trazer experimentos relacionados à Física. A seção é dividida em 7 partes, sendo essas: Sala das Ilusões, Mecânica, Som, Eletromagnetismo, Calor, Fluidos e Óptica. Cada uma dessas partes traz inúmeros experimentos que tentam aproximar os efeitos estudados pela física e o dia a dia do visitante.”