Metodologia - Colégio Lectus

Metodologia do Colégio Lectus

A metodologia do COLÉGIO LECTUS promove a construção do conhecimento e a autonomia de pensamento por meio da plataforma de ensino GEEKIE ONE.

GEEKIE ONE é uma plataforma personalizada de educação que oferece conteúdo constantemente atualizado e que instiga o interesse do aluno, integrado a diferentes recursos de aprendizagem, além de contar com inteligência de dados para orientar diálogos e decisões pedagógicas.

Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Por meio das quatro soluções que desenvolveu, a Geekie já alcançou mais de 10 milhões de estudantes – dentro ou fora da sala de aula. Pelo trabalho realizado, entre diversos outros reconhecimentos, as soluções Geekie foram apontadas como uma das seis tecnologias educacionais mais inovadoras do mundo pelo prêmio WISE, o Oscar da educação.

Essa proposta está aliada aos novos conhecimentos que o mundo tecnológico e informatizado demanda. As aulas são interativas e os recursos tecnológicos (Chromebook, realidade aumentada,) possibilitam a troca de conhecimento de forma autônoma e responsável. O professor é o mediador na sala de aula e o aluno o agente do processo de aprendizagem.

O objetivo é dinamizar, cada vez mais, as aulas ministradas, bem como propiciar ao aluno soluções pedagógicas que o estimulem a aprender com eficiência e criatividade.

Portanto, por meio de uma proposta sócio construtivista, considera-se os aspectos cognitivo, afetivo/emocional e social de cada educando, a fim de que possa desenvolver habilidades e competências dentro de cada área de estudo, além dos valores éticos e morais de respeito e de solidariedade.

Metodologia Ativa

Nós, do Colégio Lectus, priorizamos o aluno acima de tudo. Por este motivo, a “metodologia ativa” torna-se essencial no nosso dia-a-dia pedagógico.

Este método centraliza o aluno e este se torna protagonista da ação. Antes, o professor se protagonizava priorizando o ensino, agora, a base principal é a aprendizagem.

O aluno, com isso, se torna um formador de opinião e trabalha sua capacidade argumentativa. Naturalmente, com este exercício contínuo, ele se torna um cidadão independente, mais responsável por suas ações e mais ativo na sociedade em que vive.

Como funciona?

Cada aluno é responsável por trazer parte do conteúdo à sala de aula antes que ela seja ministrada. Isso é factível através de pesquisas e/ou visualização de aulas virtuais disponíveis em nosso material pedagógico.
Ele pode ainda fazer exercícios simples e interativos após as vídeo-aulas.

Cria-se um debate, mediado pelo professor, onde cada aluno contribuirá com o que compreendeu deste novo conteúdo. Todas as dúvidas e questionamentos são bem-vindos.
No decorrer deste processo, o conhecimento/entendimento é aprofundado e construído a partir de novas objeções e respostas compartilhadas.

A revisão do que foi visto em sala de aula é feita por meio de exercícios/leituras direcionados pelos professores.
O aluno deve responsabilizar-se pelo cumprimento das tarefas, somente assim, terá internalizado o conteúdo e completado o processo metodológico com sucesso.

Para que esta metodologia dê certo os principais responsáveis – os pais – devem acompanhar a vida acadêmica de seus filhos, interessar-se pelos eventos que ocorrem na escola e outras situações importantes que interferem no pedagógico. Acreditamos que a família é soberana e não pode transferir responsabilidades aos outros. O lema da escola sobre o bom desempenho do aluno é que ele deve estar sustentado por um tripé: Aluno, Família e Escola, se um deles falha o tripé cai, o aluno cai. O Colégio Lectus dará o total apoio para que este tripé seja efetivo e se fortaleça cada vez mais.

Alguma dúvida? Use o formulário abaixo! Será um prazer responder você.