O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO PIAGET - Colégio Lectus
907
post-template-default,single,single-post,postid-907,single-format-standard,woocommerce-no-js,ecwd-theme-bridge,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,columns-3,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
 

O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO PIAGET

O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO PIAGET

No aspecto moral, segundo Piaget, a criança passa por uma fase pré-moral caracterizada pela anomia, coincidindo com o “egocentrismo” infantil e que vai até aproximadamente 4 ou 5 anos. Gradualmente, a criança vai entrando na fase da moral heterônoma e caminha gradualmente para a fase autônoma.

Piaget afirma que essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos na fase da heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.

ANOMIA                                       HETERONOMIA                                         AUTONOMIA

A: negação                                A lei, a regra vem do exterior,                Capacidade de governar a

Nomia: regra, lei                                      do outro                                                 si mesmo

Na fase da anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas. Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o “mundo” tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as crianças maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase da heteronomia.

Na moralidade heterônima, os deveres são vistos como externos, impostos coercitivamente e não como obrigações elaboradas pela consciência. O Bem é visto como o cumprimento da ordem, o certo é a observância da regra que não pode ser transgredida nem relativizada por interpretações flexíveis. A responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo com as consequências objetivas das ações e não pelas intenções. O indivíduo obedece às normas por meio da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina.

Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade, continua o mesmo. É responsável, autodisciplinado e justo. A responsabiliade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas consequências do ato. O processo educativo deve conduzir a criança a sair de seu egocentrismo, natural nos primeiros anos caracterizado pela anomia, e entrar gradualmente na heteronomia, encaminhando-se naturalmente para sua própria autonomia moral e intelectual que é o objetivo final da educação normal. Esse processo de descentração conduz ao egocentrismo (natural na criança pequena) caracterizado pela anomia, à autonomia moral e intelectual.

As atividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo, embasado na afetividade, preservam-na do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para a autonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende a perpetuar a heteronomia. Do egocentrismo inicial, a criança, gradualmente, vai “saindo” de si mesma, ampliando sua visão de mundo e percebendo que faz parte de um todo maior. Gradualmente, aprende a cooperar, a respeitar e a amar o próximo.

 

EGOCENTRISMO —————————————————————————–DESCENTRAÇÃO

egoísmo – orgulho                                                                                  cooperação – respeito – afeto

 

ANOMIA       ——————————  HETERONIA  ———————————- AUTONOMIA

 

O quadro abaixo relaciona as atitudes interiores e as fases morais:

ANOMIA                                                          HETERONOMIA                               AUTONOMIA

Bagunça                                                                   Medo                                          Cooperação

Devassidão                                                       Autoritarismo                                        Amor

Libertinagem                                                       Imposição                                      Respeito mútuo

Dissolução                                                              Castigo                                            Livre arbítrio

                                                                                Prêmio                                               Democracia

                                                                             Respeito Unilateral                        Reciprocidade

                                                                                   Autocracia                               Lei causa e Efeito

                                                                                    Tirania

                                                                                  Opressão                                                        

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário